Tocando em Frente

Almir Sater / Renato Teixeira

Veja também:

Pé de Cedro

Milonga tres nações

Estrangeiro

Batendo água

Cada um de nós compõe a sua história...

“Tocando em Frente” é uma das canções que consagrou o violeiro, cantor, ator e compositor sul-mato-grossense Almir Sater.

Feita em parceria com Renato Teixeira para integrar a trilha da novela Pantanal, da TV Manchete em 1990, logo tornou-se popular e hoje pode ser considerada um dos clássicos da música brasileira.

Além do próprio Almir e de Renato Teixeira, “Tocando em Frente” foi gravada não só por cantores do segmento sertanejo como as duplas César Menotti & Fabiano, Victor & Léo, além de Sérgio Reis e Daniel, como por intérpretes consagrados da chamada MPB como Maria Bethânia e Ana Carolina.

Almir Sater nasceu em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e integrou a chamada “geração prata da casa”, movimento musical que despontou naquela cidade na década de 1980 e que buscava uma identidade musical regional a partir das conexões da música sertaneja vista pela perspectiva urbana, com a música fronteiriça e latino-americana, sem abrir mão das referencias da MPB e do rock internacional.

Estabelecido em São Paulo desde a década de 1980, Almir Sater se tornou um dos mais populares e importantes artistas brasileiros, construindo uma obra sofisticada e conectada com uma ruralidade idílica e idealizada.

Na maior parte das gravações disponíveis, incluindo os registros do próprio Almir Sater, “Tocando em Frente” revela a característica bi-rítmica da guarânia paraguaia, com a linha melódica em 6/8 acompanhada pelo rasgueio em semínimas e a presença de síncopas  (especialmente no refrão) que remetem ao chamado “sincopado paraguayo”.

A presença dessa estrutura é comum em grande parte da produção musical de Mato Grosso do Sul, cujas fronteiras com o vizinho Paraguai sempre se caracterizaram como um fecundo espaço de intensas trocas culturais, configurando um perfil identitário único no campo da música popular brasileira.

Texto de Evandro Higa

Apoio:

Assine a nossa newsletter para saber as novidades do Purahéi Trio!

© 2020. Purahéi Trio. Todos os direitos reservados.