top of page

Tocando em Frente

Almir Sater / Renato Teixeira

Veja também:

Pé de Cedro

Milonga tres nações

Estrangeiro

Batendo água

Cada um de nós compõe a sua história...

“Tocando em Frente” é uma das canções que consagrou o violeiro, cantor, ator e compositor sul-mato-grossense Almir Sater.

Feita em parceria com Renato Teixeira para integrar a trilha da novela Pantanal, da TV Manchete em 1990, logo tornou-se popular e hoje pode ser considerada um dos clássicos da música brasileira.

Além do próprio Almir e de Renato Teixeira, “Tocando em Frente” foi gravada não só por cantores do segmento sertanejo como as duplas César Menotti & Fabiano, Victor & Léo, além de Sérgio Reis e Daniel, como por intérpretes consagrados da chamada MPB como Maria Bethânia e Ana Carolina.

Almir Sater nasceu em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e integrou a chamada “geração prata da casa”, movimento musical que despontou naquela cidade na década de 1980 e que buscava uma identidade musical regional a partir das conexões da música sertaneja vista pela perspectiva urbana, com a música fronteiriça e latino-americana, sem abrir mão das referencias da MPB e do rock internacional.

Estabelecido em São Paulo desde a década de 1980, Almir Sater se tornou um dos mais populares e importantes artistas brasileiros, construindo uma obra sofisticada e conectada com uma ruralidade idílica e idealizada.

Na maior parte das gravações disponíveis, incluindo os registros do próprio Almir Sater, “Tocando em Frente” revela a característica bi-rítmica da guarânia paraguaia, com a linha melódica em 6/8 acompanhada pelo rasgueio em semínimas e a presença de síncopas  (especialmente no refrão) que remetem ao chamado “sincopado paraguayo”.

A presença dessa estrutura é comum em grande parte da produção musical de Mato Grosso do Sul, cujas fronteiras com o vizinho Paraguai sempre se caracterizaram como um fecundo espaço de intensas trocas culturais, configurando um perfil identitário único no campo da música popular brasileira.

Texto de Evandro Higa

bottom of page