Projeto Yrupa Purahei

Yrupa Purahei é um projeto realizado pelo grupo Purahei.

Depois do primeiro disco do trio, que foi um trabalho feito usando o cancioneiro paraguaio como matéria prima, este projeto propõe a partida do grupo de seu ponto de origem em direção a novas paisagens.

 

Percorrendo os caminhos dos rios, desde a foz até o encontro com o mar, a poética que percorre todo o imaginário deste trajeto é construída em torno do da água. Água como caminho. Agua como modo de sobrevivência. Agua como o tempo que passa.

E ao fim da jornada que se empreende chegam novas paisagens, novas perspectivas, mas chega também a saudade, a nostalgia. Se recriam as imagens de um passado idealizado, vivido ou não, as lembranças e os sentimentos da infância, da família, do povoado, da terra. As idealizações de um Brasil profundo que, mesmo quem não o viveu, carrega consigo, quem sabe através de uma memória coletiva, compartilhada.

 

O ponto de partida do projeto foi o intuito de pesquisar as músicas de uma região que pouco se conhece e que pouco lugar tem nas projeções do que seria a identidade cultural brasileira. É uma região muito ampla, as fronteiras que o Brasil possui com dois países: Paraguai e Argentina, ou seja, os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. E embora tenha tido uma produção cultural - aqui falamos de música - que foi extremamente popular em diversos momentos da história da música brasileira, pouco é reconhecida como representante de uma brasilidade.

Longe dos estereótipos do carnaval, do samba, do país tropical, esta música e sua poética estão ligadas às imagens calmas do pampa e da margem do rio, usa palavras e expressões que vêm do espanhol, do guarani, toma forma através de gêneros como a guarânia, o chamamé e a milonga. Todas essas formas de expressão que são tão paraguaias e argentinas, quanto brasileiras. 

 

Assim foi escolhido e arranjado o repertório. Contemplando diversos gêneros, regiões, compositores contemporâneos e tradicionais, a temática que unifica as canções escolhidas é o cantar desta terra através das letras e das formas musicais. Os arranjos buscam resinificar e renovar este repertório por vezes esquecido dentro do cancioneiro da música popular brasileira.

 

Então o resultado é o apresentado cá nesta página: cinco vídeos de cinco músicas, onde cada uma é acompanhada por uma breve explicação sobre o gênero em questão, seu compositor e pela partitura do arranjo elaborado pelo trio. Além disso, foram gravadas em estúdio 11 faixas que podem ser baixadas gratuitamente também pelo site. O disco físico foi distribuído em escolas e bibliotecas públicas e pode ser adquirido gratuitamente nos concertos e oficinas do trio.

 

Este projeto foi financiado pela Fundação Catarinense de Cultura, através do Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura/2014

Yrupa Purahéi - Canções das Margens do Rio é um projeto idealizado por Purahéi Trio e

realizado através do Edital Elisabete Anderle 2014/FCC Prêmio da Música Catarinense

 

Purahéi Trio

Romy Martínez: voz, versões, traduções (Paraguay)

Chungo Roy: piano e arranjos (Argentina)

Maiara Moraes: flauta em flauta em G (Brasil)

Direção artística: Purahéi Trio

Produção executiva: Purahéi Trio e Marcos Moraes

Fotografia: José de Holanda, Elga Moraes, Marina Casagrande

Design: Maisa Felippe

Aquarelas: Fabio Dudas

Revisão das versões: Gilberto Santacruz

Textos e pesquisa sobre as canções: Prof. Dr Evandro Higa, Prof. Dr. Allan de Paula Oliveira, Prof. Ms. Guilherme Howes, Cinthya Dávila, Romy Martínez, Maiara Moraes

 

Videos filmados no Instituto Casa Nobre: Novelo Filmes. Lucas de Barros e Marco Martins

Agradecimento ao Luiz Felipe Nobre.

Figurinos: Alice Assal

 

Gravação e mixagem do CD: Estúdio Arsis. Adonias Junior, Daniel Tapia Rodrigo Panasolo, São Paulo.

Masterização: Carlos Laurenz em Carlos Laurenz Mastering. Buenos Aires, Argentina

*Exceto “Estrangeiro”Bonûs Track gravado por Gabriel Vieira, Estúdio Móvel Araruna – Dezembro de 2015 no Instituto Casa Nobre e piano em "La cautiva" e "Tres hermanos" gravado em Estudio Doctor F por Agustín Silverleib

Videos (teaser lançamento CD): José de Holanda e Marina Casagrande

Mídia social: Renan Mittermayer

 

Participações especiais:  

Lea Freire: flauta baixa e contrabaixa

Carlinhos Antunes: viola caipira

A corda em si: Fernanda Rosa e Mateus Costa, voz e contrabaixo

Bebê Kramer: Acordeom

Apoio:

Assine a nossa newsletter para saber as novidades do Purahéi Trio!

© 2020. Purahéi Trio. Todos os direitos reservados.